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Alimentação para os Olhos
Alimentação para os Olhos

Uma boa alimentação é importante para nossa saúde como um todo, mas especificamente para os olhos alguns alimentos se destacam.

O grande detalhe de tudo é o envelhecimento de nossas células, tentar retardar a progressão das degenerações celulares com uma boa alimentação. "Durante o envelhecimento substâncias atípicas são secretadas pelas células e ocupam áreas importantes da visão".

Quatro grupos de alimentos:

1- Vitaminas: A (manga, caju, goiaba, brócolis, figado, gema de ovo), C e E (cereais, sementes, óleos vegetais, fí­gado e ovo), pois contém antioxidantes que ajudam a manter as membranas celulares í­ntegras retardando a progressão de doenças como a DMRI. A vitamina C pode retardar a evolução da catarata.

2- Carotenóides (pigmentos): Luteí­na e Zeaxantina, esses carotenóides funcionam também como antioxidantes retardando progressão da DMRI. Vegetais (folhas verdes) são carregados de luteina e ricos nas vitaminas antioxidantes (vit A). A couve é a maior fonte de luteí­na, seguido pela espinafre e salsa. Frutas brilhantes, coloridas carotenóides, aqui se destacam milho, abóbora, uvas, pimentão. Ovo: presença de carotenóide em sua gema (responsávell pela cor amarela), sendo assim a melhor fonte de luteí­na e zeaxantina.

3- Ômega 3 (gordura): Ácido graxo essencial no desenvolvimento visual de bebês. Importante também na secreção da glândula lacrimal podendo ajudar no tratamento do olho seco. Salmão, atum e cavala.

4- Minerais: aqui o zinco se destaca pois ajuda a absorver as vitaminas. Estudos mostram maior absorção de vitaminas antioxidantes quando associadas com zinco, retardando progressão de DMRI. A maior fonte de zinco está nas ostras, seguida do leite, queijo e pão.